Você já se sentiu perdida em relação às suas escolhas alimentares nas festas de fim de ano? Certamente muitas pessoas já sentiram isso!
Em tempos de festas de final de ano, é comum nos depararmos com uma abundância de comida, o que torna desafiador fazer escolhas alimentares com consciência. Lidar com os exageros alimentares nessa época do ano pode ser difícil, mas você pode tentar utilizar estratégias para manter o equilíbrio em relação à comida neste período.
Conheça algumas estratégias que podem ser úteis para você nestes momentos:
1. Defina Metas Realistas
Estabeleça objetivos alcançáveis para as festas, evitando expectativas perfeccionistas, como por exemplo, não comer absolutamente nada do que terá durante as comemorações. Ao invés disso, você pode definir o que é prioridade para você, evitando exagerar em comidas que não são realmente saborosas para você.
2. Desafie seus pensamentos:
Desafie pensamentos distorcidos, como “preciso comer tudo”. Você pode priorizar o que gosta muito de comer e exagerar menos em outras opções. Também pode questionar seus pensamentos sobre comida em eventos e fim de ano, como “se eu não comer hoje só poderei aproveitar assim no ano que vem”. Foque em aproveitar a companhia e não apenas na comida. Você pode substituir esse tipo de pensamento por afirmações que ajudem a evitar o exagero, como por exemplo: “se eu não comer isso agora, terei outras oportunidades, afinal, meu equilíbrio alimentar é mais importante”.
Você pode trabalhar estes e outros pensamentos sabotadores com o Baralho Digital Minha Mente Meu Corpo.
3. Comer consciente:
As comemorações de fim de ano envolvem muitos pratos saborosos, o que pode dificultar as escolhas alimentares. Um forma de aproveitar esses momentos é praticando o comer conscientemente. Busque mastigar devagar, prestando atenção nas texturas e sabores, isso pode te ajudar a se sentir mais satisfeita, mesmo sem fazer exageros. Evite também comer automaticamente em resposta ao estresse ou emoções. Faça escolhas inteligentes, priorizando aquilo que realmente gosta de comer.
4. Planejamento Antecipado
Evite deixar de comer em outras refeições para compensar durante as comemorações, isso pode te levar a cometer excessos. Antes das festas, planeje refeições equilibradas para reduzir a fome excessiva e poder fazer escolhas alimentares com menos impulsividade devido à urgência em comer.
5. Autocompaixão
Se você exagerou durante as comemorações, reflita sobre isso sem autocrítica. Lembre-se de que uma refeição não define sua jornada alimentar e se criticar excessivamente pode aumentar a culpa e o desconforto emocional, levando a pensamentos sabotadores como “já que estraguei tudo, vou comer o que quiser” e, consequentemente, a mais exageros. Ao invés disso, pratique a auto compaixão, se acolha e tente entender o que houve, assim você pode aumentar seu conhecimento para lidar de forma diferente em situações futuras.
6. Busque Apoio
Se você tem amigos ou familiares em que confia, compartilhe seus objetivos com eles para que possam te ajudar nestes momentos. Busque participar de conversas não relacionadas à comida durante as refeições.
Lembre-se: uma relação equilibrada com a comida envolve muito mais do que momentos isolados
Lidar com exageros alimentares durante as festas pode ser desafiador, mas lembre-se que cultivar uma relação saudável com a comida envolve buscar o equilíbrio a cada dia, inclusive nestes momentos. Busque aproveitar essa época do ano vivendo momentos especiais, comendo de forma consciente.
As estratégias que você encontrou aqui podem te ajudar nisso. Mas se você sente que seus problemas em relação à comida são maiores do que somente nestes momentos, você pode procurar ajuda profissional para trabalhar isso. Uma forma de lidar com isso é através da terapia, com o acompanhamento de um psicólogo que pode te oferecer suporte para trabalhar sua relação com a comida.
A psicóloga Iara Peixoto pode te oferecer suporte neste processo através da terapia online, com o uso de diversas técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental. Na terapia você pode aprender ferramentas e estratégias específicas para transformar padrões de pensamento e comportamento, promovendo uma abordagem equilibrada não somente durante essas celebrações, mas também ao longo de todo ano!