Se você vive fazendo dietas, se privando de muitas coisas, consegue emagrecer e depois ganha peso novamente, está cansada de viver uma luta com a balança, pode ser que a forma que você está buscando isso pode ser algo que dificulta o seu processo de emagrecimento.
Uma das coisas que as pessoas mais fazem quando desejam perder peso é começar uma dieta bastante restritiva para perder peso bem rápido. Mas o caminho para um emagrecimento saudável e duradouro vai muito além da restrição. Entendo que muitas vezes o desejo de perder peso logo é grande, mas nestes casos geralmente o ganho de peso também volta de forma rápida e não é por uma “falta de força de vontade” de sua parte.
Entendendo o Efeito Sanfona e as Dietas Restritivas
O nosso corpo tem muitas formas de nos proteger para garantir a sobrevivência e o que acontece diante de dietas restritivas é que ele interpreta isso como uma ameaça. Assim, alguns mecanismos são ativados para que seja guardada toda energia possível do que você consumiu e também comece a sentir mais fome e, por isso, você para de perder peso mesmo comendo menos e também tende a voltar a comer mais. Isso normalmente gera o que chamamos de efeito efeito sanfona, que é marcado pela oscilação constante de peso. Também é comum que a pessoa ganhe mais peso do que tinha anteriormente quando começou aquela dieta por conta dessa forma de proteção que o nosso corpo possui.
Mas se as dietas restritivas não são a melhor forma para emagrecer e manter essa perda de peso, então qual seria um caminho possível?
A busca por um emagrecimento duradouro envolve uma mudança no estilo de vida. A nossa alimentação é influenciada por diversos fatores, inclusive questões emocionais e crenças que se desenvolvem ao longo da vida e reforçam certos hábitos alimentares. Assim, mudar esses comportamentos pode ser um desafio.
Estratégias para um Emagrecimento Saudável e Duradouro
A mente exerce um papel fundamental para alcançar esse equilíbrio na alimentação e acabar com a luta contra a balança. Alguns fatores são essenciais como estar mais atento às suas escolhas alimentares, observando se alguns pensamentos sabotadores surgem durante uma escolha alimentar, ou até mesmo emoções que disparam isso. A autopercepção, identificação de padrões de pensamento e respostas emocionais desempenham um papel crucial nesse ciclo. Você pode fazer pequenos exercícios para começar essa mudança:
Equilíbrio nas escolhas alimentares: Adote uma abordagem equilibrada em relação à alimentação, evitando dietas extremamente restritivas que podem te manter nesse ciclo de perda e ganho de peso e constante luta com a balança.
Pequenas Mudanças Graduais: Faça mudanças pequenas e graduais em seus hábitos alimentares e estilo de vida, tornando-as sustentáveis a longo prazo.
Coma Conscientemente: Pratique o comer consciente, prestando atenção nas sensações de fome e saciedade.
Percepção Emocional: Esteja ciente de possíveis conexões emocionais com a comida e, se necessário, busque ajuda psicológica para abordar questões subjacentes.
Estabeleça Metas Realistas: Defina metas realistas e alcançáveis, evitando expectativas irreais que possam levar a comportamentos extremos.
Rotina Sustentável: Desenvolva uma rotina que seja sustentável a longo prazo, promovendo hábitos alimentares saudáveis como parte integrante do seu estilo de vida.
Essas são somente algumas estratégias que podem te ajudar a buscar esse reequilíbrio com a comida e o corpo. Se você sente que tem muita dificuldade em fazer isso, você pode contar com a ajuda de profissionais da saúde para te ajudar. A psicóloga Iara Peixoto atua na área dos problemas com alimentação, emagrecimento e transtornos alimentares, como por exemplo, a compulsão alimentar. Em um trabalho conjunto, através da terapia online, vocês podem trabalhar nessa mudança para alcançar uma relação mais equilibrada com a comida.
A terapia cognitivo-comportamental, com a qual a psicóloga Iara Peixoto trabalha, é uma abordagem que pode te ajudar na identificação e desconstrução desses padrões. Vamos explorar juntos estratégias de enfrentamento, construindo uma mentalidade que permita lidar eficazmente com as pressões emocionais, sem ter um desequilíbrio constante com a comida e a balança. Ao aumentar a consciência emocional, redefinir sua relação com o corpo e cultivar hábitos saudáveis, buscamos não apenas quebrar o ciclo de começar e interromper dietas e viver em um sofrimento com o próprio corpo, mas construir um caminho sustentável para o bem-estar.